O Mar de Aral, localizado na Ásia Central, já foi o quarto maior lago de sal, com sua riqueza de flora e fauna, hoje se encontra em avançado processo de desertificação. O aumento do teor de sal fez com que muitas espécies de peixes simplesmente morressem, onde anteriormente abrigou uma indústria pesqueira que empregava cerca de 40 mil pessoas e produzia 1/6 de todo o pescado da União Soviética.
Há duas vertentes que pretendem explicar o processo de desertificação:
Fenômeno Natural: o Mar de Aral estaria morrendo naturalmente devido a fatores climáticos e geológicos (vertente defendida oficialmente pelo governo soviético no início do fenômeno);
Fenômeno Antropogênico: o desvio das águas dos rios que desembocam no Mar de Aral estaria causando o problema (vertente consensual defendida atualmente). (Wikipedia)
Veja também: Falando sobre eco4planet, 10 lugares destruidos y abandonados por el hombre., Meio o quê?, Veneno ecológico para matar ratos., Idade do cão, Comida de tubarão, Ferramentas de destruição em massa., Feliz dia do índio!!!, Catastrofe natural?, A Melhor plástica de todas!!!
http://www.theworldgeography.com/2010/12/disappearing-sea-aral-sea.html
CurtirCurtir