O filtro de barro

Os filtros de barro estão presentes em muitas casas brasileiras, e de acordo com pesquisas realizadas por cientistas norte-americanos, e publicadas no livro “The Drinking Water Book”, de Colin Ingram, nossos filtros têm, provavelmente, o melhor sistema de purificação de água do mundo. Luiza Fletcher – Fundaj. 08 ago 2018

Os filtros de barro já foram testados por cientistas de várias universidades e sua eficácia foi comprovada por esses testes. A qualidade da cerâmica e dos outros materiais interferem nessa eficácia, podendo reduzir até 5ºC que a temperatura externa. Edson Novaes – 2019 nov 29

Índios do Brasil – Facebook

A eficiência dos filtros de barro esta na sua câmara de filtragem de cerâmica, feita de velas de cerâmica, que são muito eficazes no trabalho de retenção de cloro, pesticidas, ferro e alumínio, além disso, combatem a presença de chumbo, em 95% e o parasita Criptosporidiose, em 99%, que pode causar diarreias e infecções intestinais.

O filtro de cerâmica, no entanto, não é eficiente para remover partículas virais, pois essas são menores que o tamanho que os poros conseguem filtrar.

A filtragem é realizada através da gravidade, com a água passando pelas velas e gotejando lentamente para o reservatório inferior.

Os filtros de barro precisam que exista uma manutenção regular, com a troca das velas, não devem ser usados produtos de limpeza no filtro,  e é necessário um cuidado nos locais em que a água será armazenada, para que não seja contaminada e permaneça própria para consumo.

A manutenção é barata e prática, além da vida útil ser indeterminada, dependendo da maneira com que ele é cuidado. Alguns especialistas recomendam trocá-lo com 5 anos de uso, mas se cuidar dele direitinho, pode durar uma vida inteira, trocando apenas a vela conforme as instruções do fabricante. 23 mar 2020

Fabricados de maneira quase artesanal a partir de barro ou argila, os filtros eram antigamente feitos por pequenos fabricantes, mas hoje em dia existem muitas fábricas especializadas nesse tipo de produção. A história do filtro de argila conta que em 1827, o inglês Henry Doulton inventou o sistema de tratamento de água através das velas de cerâmica; então, após 8 anos, a Rainha da Inglaterra Victoria pediu que ele passasse a produzir tais filtros para a corte britânica.

No início, a vela era um disco de cerâmica porosa, colado com breu e cera. Passaram-se décadas até que chegasse ao que é hoje: por fora, uma camada de cerâmica porosa, por dentro, uma porção de carvão na parte interna e uma camada de prata coloidal, um produto bactericida usado para purificar ainda mais a água. E o carvão ativado, que tira o cloro.

Alguns métodos foram iniciados pelo egípcio Imhotep (a.C 2655 – 2600 a.C) o primeiro homem na história humana que estudou a medicina. Várias formas foram desenvolvidas, desde a fervura da água, ou a própria água colocada em recipientes de metal quente, até a filtragem na areia e carvão bruto. Em 1700 a.C foram aplicados os primeiros filtros de água para aplicação doméstica, eram feitos de lã, esponja e carvão.

Séculos mais tarde Hipócrates (460 a.C – 370 a.C), o famoso “pai da medicina”, iniciou seus estudos na purificação da água e criou seu próprio purificador para tratar seus pacientes com água mais limpa, conhecida como “luva de Hipócrates”. O filtro era um saco de pano que através dele a água era filtrada, retendo qualquer sedimento na água que estava causando mau gosto ou cheiro.

Você gosta de filtros de barro? Tem algum em sua casa?

Edição: 25 abr 2024

Palavras Perdidas: Filtro de barro brasileiro é considerado o melhor do mundo, O filtro de barro, Filtro de água “improvisável”!, Esgoto como fonte de recursosMapa dos ecossistemas intactos da Terra, Tráfico de águas

Apoie e adquira o artesanato confeccionado pelas mãos das mulheres indígenas da etnia Guarani Mbya:

Art and culture of the native peoples of our planet. ART AMBA MIRIM

Deixe um comentário