Tártaro: o que é, sintomas, causas e como remover

Na mitologia grega, o Tártaro é personificado por um dos deuses primordiais, nascidos a partir do Caos. As relações de Tártaro com Gaia geraram as mais terríveis bestas da mitologia grega, entre elas o poderoso Tifão. InfoEscola

Da mesma forma que Gaia é a personificação da Terra e Urano a personificação do Céu, Tártaro é a personificação do Mundo Inferior. Nele são encantradas as cavernas mais profundas e os cantos mais obscuros do reino de Hades, o mundo dos mortos, para onde todos os inimigos do Olimpo são enviados e onde são castigados por seus crimes.

O tártaro corresponde à calcificação da placa bacteriana que recobre os dentes e parte das gengivas, formando uma placa dura e amarelada aderida ao dente que pode se observar próximo à gengiva, que, se não for tratada, pode levar ao aparecimento de manchas nos dentes e favorecer a formação de cáries, gengivite e mau hálito. Marcela Lemos – Tua Saúde. dezembro de 2021

Para evitar a formação do tártaro, é preciso escovar bem os dentes e usar o fio dental regularmente, e ter uma alimentação saudável, rica em minerais e pobre em açúcar, já que o açúcar favorece a proliferação de microrganismos e, consequentemente, a formação de placas e tártaro.

É importante que o dentista seja consultado para que seja feita uma avaliação e uma limpeza, que consiste na remoção do tártaro, sua remoção em casa muitas vezes não é possível, mesmo que seja feita higienização correta da boca.

O tártaro corresponde à calcificação da placa bacteriana, o que pode ser favorecido pelos maus hábitos de higiene oral, já que pode haver acúmulo de resto de alimentos e aumento da proliferação de bactérias, associado à salivação excessiva. Além disso, a formação do tártaro pode ser influenciado pelo uso de alguns medicamentos ou por fatores que promovam a alteração do fluxo de saliva.

A remoção do tártaro feita pelo dentista durante uma consulta odontológica, é uma limpeza profunda, que inclui uma espécie de raspagem para retirada das placas, deixando os dentes mais saudáveis e livre de toda a sujeira, o dentista também remove a placa bacteriana acumulada para evitar a solidificação e formação de mais tártaro.

Uma opção caseira que ainda é bastante polêmica é o uso de bicarbonato de sódio, já que essa substância consegue penetrar a placa bacteriana e aumentar o pH, ajudando no combate às bactérias ali presentes e ajudando a remover o tártaro. Por outro lado, o uso continuado de bicarbonato de sódio não é recomendado, pois pode acabar por alterar a porosidade do dente e deixá-lo mais sensível.

A melhor forma de evitar a formação de tártaro nos dentes é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes sempre após as refeições e fazendo uso de fio dental, pois ajuda a evitar o acúmulo de resíduos de comida que não foram removidos por meio da escovação.

Selma Pardini

Linkedin: Selma Pardini – Dentista

Palavras Perdidas: Como tirar tártaro dos dentes (com opções caseiras), O que a saúde bucal tem a ver com a sua qualidade de vida, 10 sinais de que seu corpo está com falta de vitamina D + Bônus, Joaquim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: