Telhados verdes: benefícios para o consumo de energia

Jardins de cobertura usam um dos melhores isolantes: solo e vegetação. Das florestas tropicais da América do Sul às florestas de coníferas da Europa, a vegetação sempre forneceu um refúgio natural do calor. Cobertura de árvores e vegetação rasteira protegem do sol, permitindo que a parte inferior fique fria. Trajano XavierTerritorio Secreto.

Em cidades de todo o mundo, os telhados verdes podem mudar a maneira como conservamos energia. Esses espaços vastos e subutilizados podem reduzir o consumo de energia e produzir alimentos. Eles também podem fornecer um lar para a vida selvagem mais vulnerável e tudo o que é preciso é um jardim no telhado simples.

Os gigantes de concreto que dominaram o horizonte das cidades geralmente ignorando o espaço extra de terra que está fora de nossa linha de visão. Com a quantidade de terra disponível ao nível do solo diminuindo nas áreas urbanas, é mais importante do que nunca pensar em como podemos aproveitar as vantagens de terrenos mais elevados.

Os telhados ou telhados verdes são uma maneira fácil e econômica de reduzir o consumo de energia de um edifício, além de outros benefícios, como ajudar a combater esta crise urbana. Apresentamos dois tipos principais de jardins no telhado: intensivos e extensos.

LP2 Studio – Shutterstock
  1. Telhado verde intensivo.

Esse sistema usa uma espessa camada de solo, geralmente com vários centímetros de profundidade, que corre ao longo de um telhado plano. Às vezes, um canteiro elevado pode ser usado para cultivar uma variedade mais ampla de plantas. A grande quantidade de solo nutritivo que as pessoas usam ali permite que plantas e árvores maiores floresçam.

Os telhados verdes intensivos geralmente são encontrados em prédios comerciais. A estrutura deve ser forte o suficiente para suportar o peso e exigem mais manutenção do que outros tipos de jardins no telhado, no entanto, eles têm o benefício adicional de produzir alimentos no coração da cidade. Feito corretamente, uma área não utilizada pode se tornar um espaço útil, saudável e lucrativo.

  1. Telhado verde extenso .

O extenso sistema de telhado verde usa uma carga mais leve em comparação com o sistema intensivo. Uma fina camada de solo que percorre toda a extensão do telhado, povoada por espécies como suculentas e gramíneas, são plantas de baixa manutenção que crescem rapidamente e podem absorver calor, resfriam todo o edifício no processo. As plantas resistentes à seca podem sobreviver até mesmo nas piores condições climáticas.

Como têm apenas alguns centímetros de espessura, esses mini-jardins são adequados para uma variedade de telhados diferentes. Extensos telhados verdes podem ser esteticamente impressionantes e cobrem o concreto feio com designs de planta exclusivos. Também são uma ótima opção para edifícios residenciais menores que buscam reduzir sua conta de energia.

YuRi Photolife – Shutterstock

Dias quentes e ensolarados podem fazer com que os topos dos edifícios fiquem muito quentes, esse calor passará naturalmente pelo edifício, pois o concreto exterior atua como um condutor, pois não possui uma camada isolante. Os telhados jardins são sistemas de isolamento incrivelmente eficazes e podem ajudar a reduzir o custo de resfriamento de um edifício. Embora o solo funcione naturalmente como um isolante, as plantas no topo também podem baixar a temperatura por meio da fotossíntese e da transpiração.

Os sistemas de ar condicionado devem ser usados ​​para regular a temperatura, causando um desperdício desnecessário de dinheiro, energia e recursos. Em climas quentes, não é incomum que os residentes gastem 70% de sua conta de eletricidade com custos de refrigeração.

Quando a água é adicionada à equação, o efeito de resfriamento é duplo. O solo úmido esfria naturalmente conforme a água evapora, resfriando a superfície abaixo.

Embora esse processo seja especialmente benéfico no verão, os jardins no telhado também podem evitar que o edifício perca calor no inverno. Uma camada de isolamento nos telhados é útil na maioria das condições climáticas, mantendo as temperaturas estáveis ​​em edifícios e protegendo-os de condições climáticas extremas e adversas.

O dinheiro que economizamos deve-se em grande parte ao consumo de eletricidade. Em climas mais temperados, a economia não será tanto quanto aqueles que vivem em temperaturas mais extremas, já que bombas de calor e condicionadores de ar são grandes consumidores de energia.

No entanto, independentemente do clima, os jardins no telhado podem ajudar a reduzir os custos gerais de energia. Alguns outros benefícios importantes dos telhados verdes são:

  1. Reduz as emissões de CO2. Uma cidade cheia de telhados verdes faria maravilhas para reduzir a quantidade total de CO2 emitida, pois podem absorver CO2 do ar e liberar oxigênio, criando um ambiente urbano mais saudável.
  2. Fornece um habitat para a vida selvagem. A destruição de grandes áreas de habitats naturais para o desenvolvimento urbano deslocou muitos animais. Jardins de cobertura fornecem áreas de nidificação e lares para insetos, atraindo uma grande variedade de pássaros. As plantas floridas nos telhados fornecem os alimentos e habitats necessários para as abelhas.
  3. Permite uma melhor gestão da água da chuva. Os jardins nos telhados retêm água, ajudando as cidades a administrar as enormes quantidades de água durante as tempestades severas.
  4. Você pode produzir alimentos localmente. Os jardins de cobertura têm a capacidade de produzir alimentos exatamente onde a demanda é maior: em cidades densamente povoadas. Cultivar alimentos no centro de uma cidade reduz os custos de transporte.
  5. Eles podem melhorar nosso humor. Os espaços verdes nas cidades podem reduzir significativamente o estresse geral das pessoas. EcoInventos

Palavras Perdidas: Troca de Saberes, Whiplash – Filme Completo e Dublado, Descontaminação em 15 dias, Cânhamo: e a descontaminação de solos, Pesquisadoras da FSP-USP brindam o Dia do Nutricionista com lançamento de e-book sobre educação alimentar e nutricional, ISA lança manual sobre plantas indígenas com download gratuito, Corredores ecológicos urbanos & Brent’s Bee Corridor, OFICINA TETO VERDE e ESTRUTURAS DE BAMBU

Uma resposta para “Telhados verdes: benefícios para o consumo de energia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: