7 dicas do que fazer para melhorar o cansaço

As emoções e as tarefas do nosso cotidiano são por vezes demais, podendo causar estresse, ansiedade e grande cansaço, principalmente mental, pelo esforço de se lembrar de tudo e de cada tarefa.

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Ela chegou de mansinho, se instalou vagarosamente, com uma sensação de fadiga, moleza e falta energia, até mesmo para executar as pequenas atividades cotidianas.

Uma pessoa com fadiga pode ter problemas em realizar tarefas importantes do cotidiano, impactando negativamente na qualidade de vida. Quando identificado esse tipo de situação, é indicado procurar um médico para diagnosticar a causa e tomar as providências. OceanDrop

Algumas das causas para a falta de energia são::

  • má alimentação e deficiência nutricional que podem ser pelo consumo prevalente de alimentos com baixo valor nutricional, isto é, com poucas vitaminas e minerais;desequilíbrio no ciclo do sono com noites mal dormidas e descanso menor que  o necessário;
  • estresse e até mesmo depressão;
  • falta da prática de atividade física que pode ocasionar uma baixa produção de endorfina no cérebro, impactando diretamente na qualidade de vida, já que é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Mesmo uma pequena desidratação, como a perda de 2% dos fluidos corporais, pode afetar os níveis de energia do corpo. Uma garrafa de água em sua mesa do escritório, ao lado da xícara de café, pode ajudar você a manter a hidratação.

Está se sentindo cansada? Veja dicas para melhorar seu bem-estar.

Pitacos e Achados compartilha com vocês o que fazer para melhorar o cansaço e não chegar ao estresse.

  1. Procure relaxar e dormir bem. Uma boa noite de sono é o remédio perfeito para revigorar as energias. Procure evitar a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir.
  2. Faça uma alimentação balanceada e procure distribuir bem as suas refeições ao longo dia. A suplementação natural é uma ótima opção para quem não tem tempo para manter uma nutrição de forma correta e não sabe como acabar com a fadiga. Além disso, é interessante para quem deseja melhorar o desempenho do corpo de forma mais inteligente e eficiente.
  3. Acrescente as atividades físicas aos poucos em sua rotina diária e depois aumente a duração e a intensidade dos exercícios lentamente. Procure começar com 10 minutos de atividades físicas por dia e mantenha uma regularidade. Andar ajudará a manter uma boa forma e, consequentemente você ficará menos vulnerável ao cansaço, esse fenômeno ocorre porque exercitar-se regularmente aumenta a força e a resistência, além de ajudar o sistema cardiovascular – e o mais importante: fornece nutrientes e oxigênio aos tecidos.
  4. Para quem não quer se cansar, um conselho: beba água. Manter o corpo abastecido de líquidos pode ser uma tática de sucesso. Se a pessoa não se hidratar, as células vão extrair a água da circulação. O sangue se torna mais denso e a absorção da energia também vai ser dificultada.
  5. Atenuar o estresse é fundamental para fugir da indisposição. E nada melhor do que fazer aquilo de que se gosta para chacoalhar a rotina. As atividades prazerosas são estimulantes para o cérebro e para o corpo. Enfim, evitam que a gente enferruje.
  6. Se você se sente fraco e cansado, pode ser que isso esteja ocorrendo por falta de vitaminas e minerais.ferro é um mineral que ajuda no transporte de oxigênio para as células, incluindo as dos  músculos. A falta de oxigênio resulta em uma grande sensação de fadiga e cansaço excessivo – um sintoma sério da deficiência de ferro. Para aumentar o nível de ferro é recomendado consumir alimentos, como espinafre e carnes, ricos no nutriente. Também é importante adicionar à dieta alimentos ricos em vitamina C.
  7. Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico. Ele poderá pedir exames como hemograma, teste de glicemia, dosagem hormonal e outros mais específicos, como o eletrocardiograma e o teste de função hepática, que ajudam a identificar o que está prejudicando a disposição.

A cafeína ajuda a eliminar os radicais livres, que danificam as células e podem até causar doenças, como câncer e catarata, além de ajudar o cérebro a guardar memórias de longo prazo. Mas, assim como outros alimentos, a moderação é fundamental.

A cafeína em excesso bloqueia a produção da adenosina, um subproduto de células ativas, responsável por gerar fadiga quando em excesso. A substância ainda pode causar dificuldades para dormir até 6 horas depois. Obviamente essas poucas horas de sono irão proporcionar um cansaço excessivo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considera seguro o consumo de até 400 mg de cafeína por dia para pessoas saudáveis. Uma dica é apostar na cafeína isolada, dessa maneira, o controle de ingestão diária é bem mais fácil. 

Pitaco: Definir as causas da fadiga e do cansaço é de extrema importância, e isso deve ser feito por meio de avaliação médica criteriosa.

Se você já passou por um tratamento para melhorar seu cansaço, compartilhe conosco!

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2 respostas para “7 dicas do que fazer para melhorar o cansaço”

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