APRENDA A SE COMUNICAR COM DEFICIENTES AUDITIVOS OU PESSOAS SURDAS

Primeiramente, é importante saber que deficiência auditiva e surdez não são sinônimos. Talita Cazassus Dall’AgnolDIÁRIO DA INCLUSÃO SOCIAL

A surdez é quando se nasce surdo, isto é, não se tem a capacidade de ouvir nenhum som, e que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais. Por consequência, surge uma série de dificuldades na aquisição da linguagem, bem como no desenvolvimento da comunicação, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras)”.

Já o termo “deficiente auditivo”, apesar de ser correto, é mais comum para se referir a indivíduos que tenham algum grau de perda auditiva, seja ela leve ou moderada, mas que ainda tenham algum resíduo auditivo, é um déficit  adquirido, ou seja, é quando se nasce com uma audição perfeita e que, devido a lesões ou doenças, a perde.

No Brasil, há 9,8 milhões de deficientes auditivos, segundo dados do IBGE. A melhor forma de mantermos a comunicação com surdos é por meio da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Como nem sempre isso é possível, existem outras formas eficientes de se comunicar com os deficientes auditivos. Érica FerreiraMinha Vida

Agora vamos às  algumas dicas para facilitar a sua comunicação com deficientes auditivos ou surdos e compreender aspectos e características importantes da sua cultura.

1. Use expressões faciais correspondentes às ações

Uma pessoa com deficiência auditiva consegue compreender as emoções transmitidas nas mensagens, por meio de nossas expressões faciais e corporais.

De acordo com a psicóloga Ana Maria Amoroso, da Adavida, é essencial fazer gestosmímicasacenar e até tocar levemente a pessoa para chamar sua atenção.

expressoes-faciais

“Valem todos os esforços na hora de passar a mensagem.” A dica dela é falar devagar e gesticular bem a boca na hora de falar, mas é preciso cuidado para não separar muito as sílabas e confundir o entendimento dos surdos.

2. Use frases curtas e simples

Isso porque a Língua dos Surdos é bem menos complexa que a Língua Portuguesa e não faz uso de  conjunções. Por isso, quanto mais objetiva a mensagem, mas fácil fica o entendimento. Por exemplo:  Se formos comparar a frase “eu prefiro amarelo ao vermelho” na Língua dos Surdos se torna “amarelo sim, vermelho não”. Portanto, evite rebuscar e elaborar demais as frases.

comunicacao-com-deficiente-auditivo

3. Converse de frente

Permita que a iluminação incida sobre o seu rosto. A percepção visual dos surdos é mais aguçada e eles conseguem captar a mensagem, seja pela leitura labial ou mesmo pela expressão facial.

É bastante comum pessoas surdas utilizarem leitura labial para se comunicarem, dessa forma é muito importante falar de frente com a pessoa e moderadamente devagar. “Quando a pessoa fala de frente, ela traz a contribuição do olhar e de todo o corpo para a conversa”, explica a fonoaudióloga da clínica Cristiane Skoretzky, da Associação dos Deficientes Auditivos Visuais e Deficientes Auditivos (Adavida).

Businessman holds his hand near his ear and listening

4. Não altere o tom de voz

A fonoaudióloga Cristiane conta que um dos maiores erros é gritar com surdos. “Além de o esforço ser em vão, já que ele não vai ouvir, o surdo pode entender que a pessoa está brava”, destaca. Quem grita transmite à pessoa surda uma sensação de agressividade, o que gera ansiedade e nervosismo.

É bom sempre se lembrar que os deficientes auditivos captam com riqueza de detalhes toda a linguagem do corpo.

A dica é começar falando com o tom de voz habitual. Caso for preciso, a pessoa irá te avisar que você precisa falar um pouquinho mais alto ou mais baixo.

5. Tente a comunicação escrita

Quando a mensagem fica muito complicada para ser transmitida, usar da comunicação escrita pode ser uma boa solução. Os especialistas recomendam fazer desenhos ou até escrever para facilitar a comunicação.

“O estímulo visual é de fácil entendimento, os surdos entendem placas, símbolos e desenhos”. Outra alternativa é pegar um objeto para exemplificar a mensagem. Por exemplo, “se for chover, aponte para o guarda-chuva e para o céu, ele vai entender que se trata de uma chuva”, segundo a fonoaudióloga.

6. Demonstre interesse e tenha paciência

A psicóloga explica que os surdos se sentem valorizados quando outras pessoas se aproximam na tentativa de estabelecer comunicação: “Eles têm muita paciência para ensinar”. Por isso, tenha calma e insista na comunicação, afinal você tem todas as expressões corporais e faciais como aliadas deste diálogo.

7. Use linguagem de sinais

De acordo com o Manual de Orientação e Apoio para Atendimento às Pessoas com Deficiência, caso você saiba alguma linguagem de sinais, tente usá-la. Se a pessoa surda tiver dificuldade em entender, ela avisará. De modo geral, suas tentativas serão apreciadas e estimuladas.

8. Se for você quem não entende…

Se você não entender o que a pessoa surda está tentando dizer, não finja. “Procure demonstrar que não entendeu e nunca faça de conta que conseguiu captar a mensagem. Os surdos percebem na hora”, afirma a fonoaudióloga. Além disso, a pessoa surda pode evitar a comunicação quando não existe a reciprocidade do diálogo. Com certeza, os surdos vão tentar te explicar de outra forma e quantas vezes for preciso!

#HugoEnsina 41 – Sinais de LUGARES PÚBLICOS em Libras. Hand Talk

Os sinais que ensinamos no vídeo são:

Açougue; Aeroporto; Banco; Bar; Biblioteca; Cemitério; Cinema; Circo; Correios; Delegacia;

Escola; Estádio de futebol; Farmácia; Hospital; Hotel Igreja; Lanchonete; Loja; Lotérica; Museu;

Padaria; Pizzaria; Posto de combustível; Posto de saúde; Praça; Prefeitura; Restaurante;

Rodoviária; Shopping; Sorveteria; Supermercado; Teatro; Terminal de ônibus; Zoológico.

Gostaram das dicas?

Surdeze-se: Aprenda LIBRAS! UTILIDADE PÚBLICA! Olha que legal!!!, Sign-IO e Roy Allela, ALFALUVA e a Unipampa, Falando sobre YouTube – Libras, APRENDA A SE COMUNICAR COM DEFICIENTES AUDITIVOS OU PESSOAS SURDAS, Auti interação

Uma resposta para “APRENDA A SE COMUNICAR COM DEFICIENTES AUDITIVOS OU PESSOAS SURDAS”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: