Explosão vulcânica em Tonga pode trazer um inverno vulcânico?

Explosão vulcânica em Tonga pode trazer um inverno vulcânico?Visão Libertária

Foi impressionante a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Haapai próximo a ilha de tonga no último fim de semana. Uma primeira erupção, menos violenta, aconteceu na sexta-feita, mas a grande erupção aconteceu no sábado, dia 15 por volta das 5 e meia da tarde. A explosão foi capturada pelas estações espaciais e mostram uma enorme nuvem de particulas se formando na atmosfera, encobrindo tonga e diversos outras ilhas da região. Foi uma explosão vulcânica impressionante que, mesmo acontecendo no meio do oceano, em local não habitado, certamente levou a sérios efeitos em toda a região.

Um dia depois do pico das erupções, a estimativa é de que o número de afetados chegue a 80 mil pessoas (a ampla maioria da população de 105 mil), segundo as sociedades da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC, na sigla em inglês) disseram à BBC. BBC News BrasilEstado de Minas

Oceano Pacífico: imagens de satélites mostram destruição causada por erupção em Tonga
Imagen de Niutoua, na ilha de Tongatapu, em Tonga em 9 de janeiro (antes da erupção) e em 17 de janeiro (depois da erupção) – Foto: 2022 Planet Labs PBC/AFP via Estadão Conteúdo

A explosão do vulcão pode ser ouvida em toda a região do Oceano Pacífico, de Fiji ao Alasca, incríveis 9.500 quilômetros de distância, e as ondas atravessaram o oceano para causar um derramamento de óleo e dois afogamentos no Peru. Imagens de satélite capturaram a impressionante erupção do vulcão Hunga Tonga Hunga Ha’apai, no sábado (15), com uma nuvem de cinzas, vapor e gás subindo como um cogumelo gigante acima do Pacífico Sul. O vulcão está localizado a cerca de 64 quilômetros ao norte da capital de Tonga, Nuku’alofa. Gustavo Linhares – DeFato

A erupção enviou uma enorme onda de choque atmosférica, que viajou a 300 metros por segundo e deu a volta completa no planeta. Mudanças na pressão foram detectadas na Europa, do outro lado do mundo, 15 horas depois. ACONTECEU NO BRASIL E MUNDO

Uma explosão vulcânica é diferente de uma erupção vulcânica. Numa erupção normal, existe alguma ruptura, cinzas são jogadas na atmosfera, mas o efeito é limitado a pequena parte do vulcão. Explosões vulcânicas são diferentes, tem toda uma mecânica própria em que a pressão do magma é contida pela terra e água sobre o vulcão, até que essa pressão é tão grande que explode a coisa toda, ejetando muito mais material na atmosfera que uma erupção normal.

Tonga é um arquipélago do Oceano Pacífico, que se estende por 800 quilômetros e pertence à Polinésia, uma subregião da Oceania. A leste das Ilhas Fidji, ao sul de Samoa e ao norte da Nova Zelândia, compõe-se por 172 ilhas, das quais 36 habitadas. O reino está na área do Círculo de Fogo do Pacífico, um cinturão vulcânico que circunda o oceano em três locais. Ambientebrasil

Olhe a foto da caldeira do vulcão em dezembro, depois no dia 14 de janeiro, horas antes da explosão, parece que a terra afundou, com a parte central do vulcão sendo coberto por água, finalmente, após a explosão formou-se uma nova cratera, que pode ser vista na foto do dia 17. A ilha de tonga foi fortemente atingida por um tsunami de grandes proporções, muitas cidades estão sem comunicação telefônica. Alguns vídeos sairam da ilha antes da comunicação se interromper. Alguns mostram o céu absolutamente fechado na ilha, sendo que a explosão aconteceu ao entardecer. Parece noite fechada. Impressionante o registro do som do vulcão, feito por moradores.

Moradores locais que conseguiram se comunicar com o exterior disseram que a ilha se parece à “superfície da Lua”, coberta com uma camada de cinzas vulcânicas, e máscaras faciais se tornaram importantes para prevenir a inalação dessas partículas.

Em seus 747 quilômetros quadrados, as 36 ilhas tonganesas habitadas têm uma população de 105 mil. Segundo um recenseamento de 2016, 97% são polinésios, e os demais 3%, chineses, europeus e habitantes de outras ilhas pacíficas.

A preocupação é que as cinzas parecem estar contaminando os reservatórios de água – portanto, água potável é uma das principais necessidades no momento em Tonga, afirmou neste domingo a premiê da Nova Zelândia, Jacinda Ardern.

Oceano Pacífico: imagens de satélites mostram destruição causada por erupção em Tonga
Imagem de satélite feita pelo Copernicus, o Programa de Observação da Terra da União Europeia, mostra o impacto da erupção vulcânica em Kanokupolu, ilha de Tongatapu, em Tonga – Foto: EFE/EPA/European Union via Conteúdo Estadão

No final de dezembro de 2014, um vulcão submarino no Reino de Tonga, no Pacífico Sul, entrou em erupção, expelindo para o ar uma violenta corrente de vapor, cinzas e pedras. As cinzas chegaram a até nove mil pés de altura, tendo obrigado a que os voos fossem desviados. Mundo Português

Quando, um mês depois (janeiro de 2015) a erupção terminou, do bordo de uma caldeira submarina emergiu uma nova ilha, justamente a meio caminho entre duas já existentes: Hunga Tonga e Hunga Haʻapai. Com um cume de 120 metros, era visível nos satélites no espaço.

Hunga Tonga-Hunga Ha’apai é a primeira ilha deste tipo, na era moderna, a entrar em erupção e manter-se intacta e está a dar aos cientistas, uma visão sem precedentes acerca da sua vida e da evolução inicial.

“O nosso interesse é calcular o quanto a paisagem 3D (tridimensional) muda ao longo do tempo, particularmente no seu volume, que só foi medido algumas vezes nesse tipo de ilhas. Este é o primeiro passo para entender os ritmos e os processos de erosão e decifrar o porquê desta ilha ter-se mantido por mais tempo do que era esperado”, acrescentou Jim Garvin, cientista chefe do Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA, em Greenbelt, Maryland. Em outubro do ano passado, Dan Slayback, investigador científico do Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA, visitou aquela pequena ilha cujo nascimento no oceano Pacífico foi detetado por satélites.

Desde 1875 Tonga é uma monarquia constitucional hereditária, e em 1970 se tornou independente do Reino Unido. Em novembro de 2010, pela primeira vez a maioria dos membros parlamentares foi eleita por voto popular direto. Desde 15 de dezembro de 2021, o governo do país é encabeçado pelo primeiro-ministro Siaosi Sovaleni, eleito pelo Parlamento e nomeado oficialmente pelo rei Tupou 6º.

Esta ilha surgiu há quatro anos e está a intrigar os cientistas

Todas as casas em uma das pequenas ilhas externas de Tonga foram destruídas, com três pessoas confirmadas mortas até agora, disse o governo nesta terça-feira em sua primeira atualização desde o desastre. O gabinete do primeiro-ministro Siaosi Sovaleni disse em comunicado que todas as casas na ilha de Mango, onde vivem cerca de 50 pessoas, foram destruídas, apenas duas casas permaneceram em Fonoifua e a ilha de Namuka sofreu grandes danos.

O gabinete de Sovaleni disse que uma mulher de 65 anos na ilha de Mango e um homem de 49 anos na ilha de Nomuka foram mortos, além de uma cidadã britânica cuja morte foi confirmada na segunda-feira. Vários feridos também foram registrados.

A britânica Angela Glover, de 50 anos, foi uma das pessoas que morreu após ser arrastada por uma onda, disse sua família. Nick Eleini disse que o corpo de sua irmã foi encontrado e que seu marido sobreviveu.

A Nova Zelândia enviará dois navios da Marinha Real para a nação insular do Pacífico na terça-feira, disse o ministro da Defesa do país, Peeni Henare, em comunicado, acrescentando que levaria três dias para chegar a Tonga.

Os dois navios – incluindo o HMNZS Wellington e o HMNZS Aotearoa – transportarão um helicóptero Seasprite, bem como suprimentos humanitários e de socorro, disse Peeni.

“A água potável está entre as maiores prioridades para Tonga nesta fase e o navio Aotearoa pode transportar 250.000 litros e produzir 70.000 litros por dia através de uma usina de dessalinização”, acrescentou.

Tongaze-se: JACINDA ARDERN, A mais jovem astrônoma do mundo é brasileira, Uma super erupção vulcânica estar mais próxima do que podemos imaginar!?!, Vulcão Cumbre é jovem!?!, Aquaman é Indígena, Petrovita

Uma resposta para “Explosão vulcânica em Tonga pode trazer um inverno vulcânico?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: