O QUE CAUSA A POBREZA E A DESIGUALDADE SOCIAL? Conheça o EFEITO CANTILLON
Você já parou pra pensar o que causa a desigualdade social e a pobreza no mundo? E por quê os governos acabam criando programas sociais? A desigualdade social é um problema sistêmico e urgente onde a principal causa da pobreza é a forma como o dinheiro é criado e distribuído na economia.
Assiste esse vídeo que vai te ajudar a entender um pouco sobre como o mundo funciona e porque alguns problemas sociais tem causas que ainda são ignoradas. Nesse vídeo te contamos também o que programas sociais, como o renda cidadã, tem a ver com o Bitcoin.

Richard Cantillon foi um economista franco-irlandês, banqueiro e filósofo do século 18, conhecido pelo Efeito Cantillon e por ser autor da grande obra, Essai sur la Nature du Commerce en Général (Ensaio sobre a Natureza do Comércio em Geral), sua obra teve grande influência sobre nomes fundamentais para o desenvolvimento do pensamento econômico, entre esses eles estão: Adam Smith e os principais nomes da escola Fisiocrata, Anne Turgot e François Quesnay. Gabriel Almeida Braga – Econotime
O efeito diz que ao contrário do que muitos acreditam, os preços não sobem automaticamente após o aumento da oferta de moeda, e muito menos de forma igual. O que acontece na verdade, é que as pessoas que recebem o dinheiro novo primeiro, terão um aumento temporário do poder de compra, às custas de quem receber por último.
“A inflação, portanto, não gera nenhum benefício social; ao contrário, ela redistribui a riqueza para aqueles que obtiveram primeiramente o dinheiro recém-criado, e tudo à custa daqueles que o recebem por último. A inflação é, efetivamente, uma disputa – uma disputa para ver quem obtém antes dos outros a maior fatia do dinheiro recém-criado.”(Murray Rothbard: O Que o Governo Fez com Nosso Dinheiro. 2013, p.48 & 49)
“Analisando essa cadeia hereditária, quero me livrar dessa situação precária. Onde o rico cada vez fica mais rico , e o pobre cada vez fica mais pobre. E o motivo todo mundo já conhece, é que o de cima sobe e o de baixo desce!” Meninas: Xibom Bombom
Você já deve ter escutado falar de Karl Marx, e ter uma noção geral da visão comunista de mundo. Algo como “os meios de produção não podem ser de uma só pessoa (burguês) e sim de todos os trabalhadores, assim o lucro é repartido por igual” em uma hipersimplificação, nele, existe uma luta de classes entre o “trabalhador” e o “capitalista burguês” e seus interesses sempre serão conflitantes. Pudim – ExplicaBitcoin
O ponto de vista liberal (também chamado de liberalismo clássico, bem diferente do “liberalismo” tabajara que existe no Brasil) difere do ponto de vista marxista.
Sua teoria básica é que quem se beneficia mais da impressão de dinheiro é quem está mais próximo deste dinheiro. Ou, de uma maneira mais formal: a emissão de nova moeda tem efeito localizado na inflação e quanto mais próximo o indivíduo/empresa estiver da emissão, menos efeito será sentido. E o resultado desta distribuição assimétrica é uma inflação assimétrica também.
Mas o dinheiro mudou em 1971, quando o presidente americano Richard Nixon fez com que o dólar deixasse de ser lastreado em ouro. Um site que ilustra com diversos gráficos toda a magnitude que esta quebra de lastro trouxe para sociedade é o WTF Happened in 1971, mas para os fins deste texto podemos dizer que quando o dinheiro deixou de estar vinculado à realidade o jogo mudou.
Hipersimplificando novamente: basicamente o dinheiro começou a nascer em árvore, ou seja, os EUA passaram a imprimir dinheiro sem lastro para comprar petróleo da Arabia Saudita, criando o sistema petro-dólar. Após Bretton Woods o lastro do dinheiro se tornou subjetivo, baseado na força da economia interna dos EUA.
A impressão causaria sim inflação generalizada, seja na forma de inflação de consumo (representada pelo IPCA) ou na inflação de ativos, como estamos vendo no contexto macroeconômico atual (maio/2021).
Hoje em dia estamos vendo uma impressão de dinheiro generalizada, processo carinhosamente apelidado pelos bitcoinheiros de “money printer go brrr” (algo como “a impressora tá on”). Este processo também é conhecido como expansão da base monetária e está diretamente relacionado com a inflação.
Resumindo, o Efeito Cantillon é mais um dos fatores que causa a estratificação das sociedades humanas ao causar inflação relativa entre todos os membros dela.
CANTILLONze-se: Peer to Peer – P2P, ou a economia compartilhada!?!, A árvore que dava dinheiro – AUDIOBOOK (AUDIOLIVRO), 13º Salário, Vinte centavos, Sua segurança?
Uma resposta para “Conheça o EFEITO CANTILLON”