Moda e sustentabilidade

Segundo um estudo, são produzidas uma estimativa de 150 bilhões de peças ao ano pela indústria da moda global. Cerca de 30% desses produtos nunca foram vendidos. Logo, o meio ambiente sofre com as consequências de mais de 12,8 mil toneladas de roupas enviadas para aterros sanitários, anualmente. Pitacos e Achados

Nem sempre o descarte de roupas e outros dejetos produzidos pela indústria da moda, são enviados para aterros. Eles podem ser deixados na própria natureza sem nem um tratamento específico, prejudicando ainda mais o meio ambiente ou encaminhados para lixões, que é ainda mais prejudicial.

A moda sustentável visa diminuir os impactos ecológicos, usando técnicas que não agridem o meio ambiente e garantem a roupa muita qualidade, evitando o descarte exacerbado e o consumo descontrolado. Este tipo de produção também se preocupa com o ambiente de trabalho em que as pessoas estão inseridas. Afinal, mesmo que estejamos em pleno século XXI, a escravidão moderna ainda existe, vitimando inúmeras pessoas que trocam sua mão de obra por necessidades básicas que são essenciais para a vida humana.

Os brechós são uma excelente opção para evitar o descarte desnecessário de roupas. Assim como tornar possível para todos os públicos modelos de qualidade por um valor que cabe no bolso da maioria.

Os brechós geram um impacto positivo direto na natureza. Afinal, as roupas que antes seriam descartadas, agora voltaram para o mercado, diminuindo uma porcentagem significativa da quantidade de resíduos em lixões, aterros e até mesmo na natureza. E é claro, como a compra de roupas novas diminui, a  demanda em fábricas também cai, reduzindo por consequência os impactos ambientais. E o melhor, a maioria das roupas disponibilizadas em brechós costumam ser de bastante qualidade, por resistirem mais de um dono. Logo, em grande parte elas são produzidas de forma consciente a sociedade e a natureza.

Toda marca que preserva o bem-estar da natureza e do meio social tem algumas características em sua maneira de produção e até mesmo posicionamento perante o mercado que fazem toda a diferença. Infelizmente muitas marcas vêm se pintando de verde, ou seja, praticando um termo chamado de greenwashing. Também conhecido como banho verde, este termo é relacionado com empresas que dizem ter consciência perante a natureza, fazendo o possível para reduzir os impactos ambientais que a sua empresa gera, no entanto, não passam de meras palavras que só servem para promover sua marca perante a mídia.

A ONU (Organização das Nações Unidas) e seus membros, entre eles o Brasil, estão trabalhando, desde 2015, para atingir os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). São 17 metas ambiciosas e interconectadas que abordam os principais desafios para o desenvolvimento sustentável enfrentados pelas pessoas em todo o mundo. Autossustentável

O ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 12 é o que busca assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Nele está previsto, até 2030, a implementação do Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis; alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais; reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; incentivar as empresas a adotar práticas sustentáveis e garantir que as pessoas tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza; entre outros.

Susze-se: ‘Black Mirror’, da Moda?!?, Concurso de Moda Inclusiva, Uma camiseta do ramones incomoda muita gente, Estante comoda., Novos negócios com potencial de ganhos milionários

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