Stella Vita, autonomia de 3 mil km

Uma equipe de estudantes da Holanda completou uma viagem de 3 mil km (1.800 milhas) pela Europa em um carro movido a energia solar que eles mesmos projetaram e construíram. Gabriela BulhõesOlhar Digital

O Stella Vita se parece como uma Kombi e é projetado para duas pessoas, com cozinha, área de estar, cama, chuveiro e banheiro. Utilizando apenas a energia solar, pode percorrer até 724km (que seriam 450 milhas) e fornecer ainda energia a todas as comodidades internas.

O veículo possui painéis solares no teto que podem ser expandidos em uma cobertura solar ao ser estacionado e pode ser carregado por meio de portas de carregamento elétrico. Além disso, Van der Weijer explicou que o veículo é uma opção em locais menos expostos ao sol: “Em um dia nublado, o veículo ainda pode produzir 60-70% da energia.”

“E mesmo que não haja sol, você ainda tem um carro elétrico normal e eficiente que pode carregar a partir de uma porta de carregamento”, concluiu.

“A tecnologia está aí, só precisamos mudar a maneira como pensamos”, argumentou Tijn ter Horst, de 20 anos, um dos alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven. De acordo com ele, “se 22 alunos podem projetar e construir um veículo como este em um ano, tenho certeza que as empresas também podem.”

A viagem começou em Eindhoven (localizada na Holanda), no dia 19 de setembro e foi concluída em Tarifa, (sudoeste da Espanha), na última sexta-feira (15). O trajeto foi parte do desafio dos alunos para demonstrar o potencial da energia solar.

Inclusive, este não é o primeiro veículo movido a energia solar que foi produzido pela universidade junto com o Bridgestone World Solar Challenge, que é uma competição bienal de veículos solares australianos. “Este ano não houve competição, então os alunos estabeleceram seus próprios objetivos e desafios”, comentou Dr. Carlo van der Weijer, coordenador do time.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: