Dia da árvore

Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de Setembro. Calendar

Esta data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.

O objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.

Tudo começou em 10 de abril de 1872 quando um jornalista decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, nos Estados Unidos.

O “Day Arbor” foi um marco para conscientização sobre o impacto gerado pela remoção de árvores na natureza e como isso afetaria a vida a longo prazo.

Atividades para o Dia da Árvore

  • plantar uma árvore;
  • revitalizar algum jardim que não esteja bem cuidado;
  • conhecer o Jardim Botânico da sua cidade;
  • ajudar entidades que promovam a preservação da natureza.

No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, que tem o mesmo propósito do Dia da Árvore, mas está associado à chegada da primavera no Hemisfério Norte.

A cada ano são cortadas 15 bilhões de árvores no mundo, ou seja, cada habitante perde 2,1 árvores por ano, se mantido o ritmo, em 200 anos não teremos mais árvores no mundo. A atividade humana foi considerada a mais nociva para a sobrevivência das florestas, o número de árvores no mundo caiu 46% nos últimos 12.000 anos, período que coincide com o início da agricultura e das primeiras cidades. EcoResponse

Veja os principais benefícios das árvores:

  • Cada árvore sequestra 15,6 kg de carbono por ano;
  • Lugares com muitas árvores economizam até 30% com climatização, pois áreas verdes diminuem a temperatura da superfície;
  • Aumento do valor imobiliário: até 20%
  • Captação de água: até 250 litros por dia
  • Diminuição da temperatura do ar: 2 a 8°C

Estimativas conservadoras apontam que 67% das árvores do planeta estão concentradas em duas grandes regiões o mundo, como na tundra, próxima ao Ártico e nas florestas tropicais do mundo, como a Amazônia. Somente essas florestas nos fornecem serviços ambientais no valor de 6,78 trilhões de dólares ao ano, valor muito próximo ao PIB do Brasil em 2019.

Treeze-se: Brothers of Groot, old true, Cerejas do Brasil e Grumixama!?!, Baobá R.I.P., DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DAS ÁRVORES

2 respostas para “Dia da árvore”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: