A cor da bengala

Camaragibe Agora – Facebook

O termo deficiência visual não significa, necessariamente, total incapacidade para ver. Na verdade, sob deficiência visual poderemos encontrar pessoas com vários graus de visão residual. Entenda a diferença:

Cego: É considerado cego aquele que apresenta ausência total da visão. A visão é nula, e não é possível identificar obstáculos, movimentos, ou iluminação através de seu campo de visão.

Baixa Visão: Aqueles que possuem visão parcial conseguem identificar a luz, são capazes de contar os dedos a curta distância, enxergam vultos, em alguns casos, podem identificar pessoas e objetos.

Cego-Surdo: A pessoa com surdo-cegueira não enxerga e não escuta, para a sua comunicação é necessário diferentes formas, algumas delas são: língua de sinais, escrita em braile e o tadoma, onde a a pessoa surdo-cega coloca o polegar na boca do falante e os dedos ao longo do queixo.

Deficiente Ciente

Bengala Branca: Sinaliza a pessoa cega, perca total da visão, ausência total da visão, portanto a visão é nula.

Deficiente Ciente

Bengala Verde: Sinaliza pessoas com baixa visão, não são cegas, apenas enxergam com maior dificuldade, possui visão parcial.

Deficiente Ciente

Bengala Branca e Vermelha: sinalização a pessoa que são surdas e cegas. Normalmente pode ser sinalizado apenas com um adesivo vermelho sobre a bengala branca. DIRECTBORRACHAS

Que se faz necessário é indiscutível, existem outros recursos (como o cão guia) mas a bengala é realmente uma ferramenta de longa data, atualmente as bengalas são dobráveis, utilizadas para se locomoverem e identificarem locais, hoje temos em alguns lugares o piso tátil que dá melhor orientação aos cegos.

O modelo dobrável é dividido em partes: luva, gomos, ponteira e elástico, A luva serve para a pessoa segurar a bengala. Os gomos constituem o corpo da bengala. Eles são unidos por meio de um elástico. O elástico fica preso na luva e na ponteira. A ponteira é a parte que fica em contato com o chão. FaculdadePlus

Vize-se: Os cegos do castelo, Os Cegos e o Elefante, Alfabetismo Funcional, Cegueira Cultural e Espiritual, Ensaio sobre a cegueira hídrica, Córnea feita de células-tronco “reprogramadas”, TIMEOUT CONVIDA! | LOVE WILL TEAR US APART feat. MY LAST BIKE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s