Câncer e depressão!?!

A detecção de câncer NÃO É UMA SENTENÇA DE MORTE. Heloisa Lima Sentido do Ser

O fato é que precisamos aceitar qualquer diagnóstico como parte da história física e emocional da pessoa acometida para, a partir de então, entendermos que a doença tornou-se um componente dela. Uma parte do todo.

Nesta fase, no entanto, tanto os pacientes quanto os familiares passam a se sentirem incapazes de enfrentar a realidade.

Muitos estudos vêm demonstrando que fatores psicológicos podem afetar o sistema imunológico ainda que isto nem sempre signifique que os mesmos fatores possam levar à cura das doenças.

No geral, as pessoas depressivas não produzem mais cânceres que as demais.

Embora a depressão não seja necessariamente um fator de risco para o desenvolvimento de um câncer, sabemos que o depressivo crônico que sente uma tristeza recorrente, uma perda de interesse ou de capacidade de sentir prazer, uma fatigabilidade anormal, durante vários anos, está duas vezes mais propenso a ter câncer do que a pessoa não depressiva ou cuja depressão é apenas transitória.

Logo, a combinação de um transtorno depressivo com uma doença física grave como o câncer, pode tornar a identificação e o necessário tratamento da depressão mais difícil. Seus sintomas podem ser subestimados e atribuídos à doença principal.

O médico ou o terapeuta podem identificar e orientar aqueles que mostrem sinais de abatimento exagerado, prostração, melancolia exacerbada. A importância do tratamento de uma síndrome depressiva é capaz de prevenir que a doença progrida para a depressão crônica ou profunda.

Tanto o bom humor quanto o sorriso e a risada são manifestações primordiais para se superar a pressão do estresse e das dificuldades cotidianas. Trata-se de uma constatação universal que independe de cultura, idade e gênero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s