Baterias de cânhamo

O cânhamo é uma planta incrivelmente versátil que pode ser usada para uma enorme variedade de propósitos. Revista Saber é Saúde

Utilizada na fabricação sustentável de roupas, alimentos e papel, além de ter grandes fins industriais, novas pesquisas sugerem agora que as baterias de cânhamo são ainda mais poderosas que o lítio e o grafeno.

Em seu popular canal no YouTube, Robert Murray Smith discutiu a experiência.

Smith começou observando uma curva de Volts por Amps das baterias de cânhamo e lítio. Para sua surpresa inicial, o poder sob a célula de cânhamo era de 31, enquanto o da célula de lítio tinha apenas 4.

Em 2014, pesquisadores nos EUA descobriram que as fibras residuais (também conhecidas como ‘shiv’) da planta de cânhamo podem ser transformadas em super capacitores “ultra-rápidos” que são “melhores que o grafeno”.

Obviamente, existe muita tecnologia cara que entra na produção de grafeno, sendo o custo a principal desvantagem. Felizmente, o cânhamo custa um milésimo do preço na fabricação.

No experimento de 2014, a equipe, liderada pelo Dr. David Mitlin, da Universidade Clarkson, em Nova York, ‘cozinhou’ as sobras das fibras da casca da planta (elas normalmente acabam em aterros ou lixões) em nanoparâmetros de carbono. O processo total é conhecido como síntese hidrotérmica.

Mitlin afirma:

“… você pode fazer coisas realmente interessantes com o lixo biológico. Com cascas de banana, por exemplo, você pode transformá-las em um bloco denso de carbono – chamamos de pseudo-grafite – e isso é ótimo para baterias de íons de sódio. Mas se você observar as fibras de cânhamo, sua estrutura é o oposto – produz folhas com alta área superficial – e isso é muito propício aos super capacitores. ”

A empresa de motocicletas elétricas Alternet, com sede no Texas, anunciou em 2018 que se uniria à Mitlin para alimentar motocicletas para sua subsidiária ReVolt Electric Motorbikes.

Adaptado do site This blows my mind

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s