O que é colágeno?!?

Você sabia que existe uma cola que mantém seu corpo unido. Esse é colágeno.

Sem colágeno, sua pele seria seca e fina, suas unhas seriam frágeis, seus músculos não poderiam crescer e seus ossos seriam extremamente frágeis. Acordo Coletivo

O colágeno é a proteína mais abundante em seu corpo e ajuda a dar forma, força e integridade a muitos tecidos, incluindo sua pele, músculos, ossos, tendões, cérebro e coração.

O colágeno vem da palavra grega “kólla“, que significa “cola” e da palavra francesa, que significa “algo que produz”. Em outras palavras, o colágeno é uma proteína “produtora de cola”.

É necessário formar e curar praticamente todos os tecidos do seu corpo. É por isso que é a proteína mais abundante que você tem – 30% da proteína total do seu corpo é colágeno.

Você não pode obter colágeno diretamente dos alimentos (apenas de suplementos), então seu corpo precisa produzi-lo.

Pesquisas já mostraram que níveis adequados de colágeno são necessários para o bom funcionamento de:

  • Pele;
  • Unhas;
  • Cabelo;
  • Músculos;
  • Tendões, articulações e ligamentos;
  • Ossos;
  • Coração;
  • Cérebro.

BENEFÍCIOS DO COLÁGENO

1. Saúde da pele

Os benefícios reais e duradouros do colágeno em sua pele vêm de dentro para fora. A pesquisa mostra que tomar suplementos de colágeno (como peptídeos de colágeno):

  • Melhora a elasticidade da pele;
  • Aumenta a hidratação da pele;
  • Reduz as rugas;
  • Evita danos por UV;
  • Previne sinais precoces de envelhecimento;
  • Diminui a aspereza da pele facial;
  • Aumenta a quantidade de colágeno presente na pele.

Em resumo, a suplementação de colágeno pode prevenir os primeiros sinais de envelhecimento, mantendo a pele firme e hidratada.

2. Unhas fortalecidas

O colágeno pode prevenir unhas frágeis e quebradas, além de apoiar o crescimento delas. Um estudo descobriu que sua ingestão regular resulta em média:

  • Aumento da taxa de crescimento das unhas em 12%.
  • Diminuiu a frequência de unhas quebradas em 42%.
  • 64% dos participantes tiveram uma melhora significativa nas unhas quebradiças.
  • 88% dos participantes experimentaram uma melhoria após 4 semanas.

A gelatina – uma forma cozida de colágeno – também pode melhorar a qualidade das unhas.

3. Fortalece o cabelo

A função exata do colágeno nas células-tronco do cabelo e seu papel no ciclo do cabelo ainda não está completamente claro, mas novas pesquisas de 2016 e 2017 descobriram que o colágeno pode impedir:

  • Perda de cabelo precoce;
  • Queda de cabelo;
  • Cabelo grisalho.

4. Recuperação e crescimento muscular

Como proteína, o colágeno é vital para o crescimento e a recuperação dos músculos. Ele tem a função de:

  • Aumentar a força muscular;
  • Tornar o treinamento de resistência mais eficaz;
  • Ajudar na regeneração muscular;
  • Evitar distúrbios musculares.

5. Constrói tendões e ligamentos

O colágeno constitui a grande maioria do tecido nas articulações, tendões e ligamentos. De fato, os tendões são 80% de colágeno. Portanto, quaisquer deficiências podem afetar a flexibilidade, amplitude de movimento e causar doenças articulares como artrite. Usar peptídeos de colágeno pode:

  • Manter a integridade dos tendões e ligamentos;
  • Prevenir e tratar artrite;
  • Diminuir dor nas articulações e inchaço;
  • Suporte no reparo de tendão.

6. Fortalece ossos

O cálcio não é o único nutriente com o qual você deve se preocupar quando se trata de saúde óssea. A força dos seus ossos depende de duas coisas:

  1. A quantidade de tecido ósseo.
  2. A organização do quadro de colágeno em seus ossos.

À medida que envelhecemos, essa rede de colágeno debilita, tornando seus ossos menos resistentes. Felizmente, seu corpo é capaz de absorver rapidamente e usar o colágeno oral para compensar a perda natural de colágeno. Tomar suplementos de colágeno pode:

  • Estimular as células formadoras de osso;
  • Melhore a absorção de cálcio;
  • Proporcionar benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes;
  • Evite a osteoporose;
  • Aumentar a capacidade de resistir a fraturas.

Estudos descobriram que a suplementação com uma mistura de calcitonina (um derivado de cálcio) e colágeno de grau farmacêutico teve melhores resultados na prevenção da degradação do colágeno ósseo do que a calcitonina sozinha.

Em suma, o colágeno trabalha lado a lado com o cálcio para melhorar o metabolismo ósseo, por isso, certifique-se de obter cálcio suficiente junto com a ingestão de colágeno.

7. Garante a saúde do coração

Colágeno mantém seu coração batendo, literalmente. O colágeno – a proteína mais abundante no coração – está concentrado em uma das três paredes do seu coração: o miocárdio, encarregado de fazer as contrações para bombear o sangue. Aqui, o colágeno faz duas coisas:

  • Fornece uma estrutura estrutural para as células musculares cardíacas.
  • Fornece rigidez às paredes do seu coração e ajuda na transmissão da força para que possa bombear o sangue.

Sem colágeno suficiente, seu coração não pode bater. Infelizmente, à medida que envelhecemos, a rede de colágeno no coração muda naturalmente. Essa mudança nos níveis de colágeno enfraquece e dilui a parede do coração, altera a função cardíaca e altera a pressão nas artérias quando o coração bombeia sangue.

Ataques cardíacos e doenças cardíacas também podem afetar a rede de colágeno. É por isso que a suplementação de colágeno pode ajudar a manter todo esse funcionamento saudável.

8. Saúde do cérebro

O colágeno também está presente nos neurônios, onde ajuda a combater a oxidação e a neurodegeneração. Pesquisas descobrem que a deficiência de colágeno no cérebro pode causar:

  • Morte celular espontânea (apoptose).
  • Maior vulnerabilidade ao estresse oxidativo.
  • Autofagia prejudicada (destruição de células no corpo).
  • Aumento da neurotoxicidade.

Em outras palavras, o colágeno ajuda o cérebro a funcionar adequadamente e previne doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer.

TIPOS DE COLÁGENO

Existem 28 tipos conhecidos de colágeno. No entanto, cerca de 90% do colágeno do seu corpo é do tipo I. Esses são os 5 tipos mais comuns:

  • Colágeno I: Por ser o mais abundante, o tipo I está presente em quase todos os tecidos do corpo: tendões, pele, ossos, cartilagem, tecido conjuntivo e dentes. As fibras de colágeno tipo I são incrivelmente fortes. Eles podem resistir a muita pressão sem quebrar.
  • Colágeno II: Encontrado principalmente na cartilagem.
  • Colágeno III: O tipo III pode ser encontrado ao lado do tipo I e nos músculos, órgãos, artérias e um tipo de tecido conjuntivo especial chamado fibra reticular, que forma o fígado, o tecido adiposo, a medula óssea, o baço e muito mais.
  • Colágeno IV: Forma a lâmina basal, uma camada da matriz extracelular – a rede que sustenta as células – que fica sob o epitélio. Basicamente, a lâmina basal dá suporte externo às células da sua pele.
  • Colágeno V: O colágeno V pode ser encontrado na matriz óssea, na córnea e no tecido conjuntivo que existe entre as células dos músculos, fígado, pulmões e placenta (também conhecida como matriz intersticial).

Muitos alimentos encontrados na natureza contêm os nutrientes necessários para formar o colágeno, tornando sua dieta a melhor arma contra linhas finas, rugas e outros sinais de envelhecimento.

Aqui estão os melhores alimentos para aumentar o colágeno naturalmente.

Salmão

O salmão  contém zinco, um mineral que demonstrou ativar as proteínas necessárias para a síntese de colágeno

O salmão também é uma excelente fonte de ômega 3 ácidos graxos essenciais, que são necessários para reduzir a inflamação e construir células saudáveis da pele. Gorduras saudáveis, como o ômega 3, também são necessárias para manter a pele hidratada de dentro para fora, o que naturalmente promove uma aparência mais jovem.

Folhas verdes

Sabemos que os vegetais verdes são alguns dos alimentos mais densos em nutrientes do planeta para a prevenção de doenças, mas também podem ser uma maneira poderosa de prevenir o colapso do colágeno.

Todos os alimentos vegetais verdes (como algas verdes, rúcula, couve, alface, feijão verde e brócolis) contêm clorofila, que é o pigmento que dá às plantas sua cor verde vibrante. Estudos mostraram que o consumo de clorofila aumenta o precursor do colágeno (procolágeno) na pele.

Frutas cítricas

A vitamina C ajuda a “unir” os aminoácidos que são necessários para formar o colágeno, como a prolina, o que o torna um nutriente essencial na fase de pré-produção de colágeno.

Como antioxidante, a vitamina C também protege contra as toxinas encontradas em nosso suprimento de ar, alimentos e água, que contribuem para quebrar o colágeno e danificar a camada interna da pele. A vitamina C também pode ajudar no reparo e regeneração de células da pele, e é por isso que ela é comumente recomendada para prevenção de rugas e adicionada a produções de cuidados com a pele.

Ovos

Ovos de galinha são um dos alimentos raros que realmente contém colágeno na gema e membranas casca de ovo. Na verdade, suplementos de membrana de casca de ovo se tornaram um remédio natural popular para melhorar a saúde das articulações devido ao seu conteúdo de colágeno. Os ovos também são ricos em enxofre, um mineral necessário para a produção de colágeno.

Frutas vermelhas

Bagas contêm um nutriente chamado ácido elágico, que serve para impedir a colapso do colágeno de dano UV . Além de proteger contra os sinais de envelhecimento, as frutas vermelhas também podem ajudar a produzir colágeno. Como as frutas cítricas, as frutas são ricas em vitamina C, que, como você já sabe, ajuda a vincular aminoácidos específicos para a formação de colágeno.

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