Comedia dell’arte

A Comedia dell’arte, nascida no século XVI(1501-1600 d.C) na Itália, é uma forma diferente de fazer espetáculos, as apresentações não eram baseadas em scripts(roteiros) mas no cenário, as performances, inicialmente eram realizadas ao ar livre. Havia uma grande novidade, as apresentações incluíam mulheres no palco.  Culturalizando

O termo Comedia dell’arte aparece na primeira vez na comédia Il teatro cômico de Carlo Goldoni. Nessa peça, o autor cita os atores que fazem comédia de arte utilizando improvisações do cenário e usando máscaras.

A Comedia dell’arte tem suas origens em festivais de riso, nas tradições de apresentação de bobos da corte e acrobatas que aconteciam em festivais e no carnaval europeu. A Comedia dell’arte é chamada de Comédia Profissional, no sentido de trabalho intelectual e aqueles feitos nas Corporações de artes e ofícios.

Era uma comedia gestual, improvisada e com um discurso constantemente renovado. Os atores em sua maioria eram ginastas, faziam piadas (Lazzi) e tinham talento para a mímica. Eram utilizadas telas para inspirar as improvisações.

Bemberg Fondation Toulouse – Le Charlatan – Pietro Longhi – Inv 1029

O termo tela se refere a um texto teatral que resume a história e o divide em cenas que indica os personagens e fatos mas não as falas. Poderia haver diversas telas diferentes na mesma obra compondo um enredo. Os comediantes tinham um grande repertório de telas para serem exploradas na hora da atuação.

Alguns historiadores acreditam que essa maneira de descrever a Comedia Dell’arte é muito simplista pois segundo eles, esse estilo teatral seria muito mais que isso. E que isso aconteceu devido ao fato de existirem poucas fontes escritas e mas uma vasta fonte iconográfica sobre o que seria a Comedia dell’arte.

A utilização de máscaras ou disfarces são muito importantes para a comedia de arte, pois eles evocam um personagem com atributos reconhecíveis. Havia diversos tipos de máscaras de personagem, como a máscara do Arlequino que era a figura do servo trapaceiro que está sempre com fome; a do Ballanzone, que é o doutor, um personagem sério e presunçoso; a da Colombiana que é uma criada maliciosa com senso prático, a da Brighella que é a serva inteligente, a do Zanni que é a máscara mais antiga do servo.

Máscara do Arlequim

A Comedia ateniense é considerada ancestral da Comedia dell’arte.

Teatros privados começaram a aparecer principalmente em Veneza. As famílias nobres mandaram construir salas para as apresentações. Dois teatros foram abertos ao público que pela primeira vez poderiam assistir a uma representação teatral pois antes, o teatro erudito era privilégio dos nobres.

As famílias Vendramin e a Grimani construíram teatros como o Teatro Santi Giovanni e Paolo, Teatro San Luca e Teatro Sant’Angelo. O surgimento de Teatros deu um novo impulso à profissão de ator, que passaram a atuar em enredos mais complexos. Também apareceram as companhias teatrais que não tinham palco fixo e viajavam para diversos lugares.

O primeiro exemplo de companhia de comediantes profissionais foi a chamada Companhia de Ser Maphio. A Companhia mais famosa dessa época foi a Companhia del Gelosi.

Na Itália o teatro erudito é substituído pela comédia de arte(Comedia dell’arte), esse estilo de fazer teatro ficou conhecido na Europa como o teatro italiano. Os comediantes italianos ficaram tão populares que viajavam a lugares como Paris para fazer suas apresentações. Devido ao caráter jocoso e irônico com que as peças representavam as situações cotidianas os governos da França e Espanha tentaram censurar a Comedia dell’arte.

Alessandro Longhi – Ritratto di Carlo Goldoni (c 1757) Ca Goldoni Venezia – Close-up

O dramaturgo Carlo Goldoni, no século XVIII(1701-1800 d. C) defendeu uma reforma que substituísse o teatro mascarado por um teatro de personagens sem máscara. Em Il teatro comico, Goldoni comparou o Teatro dell’arte com seu Teatro reformado, com personagens mais naturais que não utilizam as famosas máscaras.

A Comédia dell’arte será retomada na Itália, no contexto da vanguarda teatral do século XX.

Referências:

https://it.wikipedia.org/wiki/Commedia_dell’arte

https://fr.wikipedia.org/wiki/Commedia_dell’arte

Teatrize-se: O TEATRO BARROCO DE O ALEIJADINHO, Dia do Artista de Teatro, Passaportes e suas cores, WORKSHOP DE ESCULTURA PARA INICIANTES, Bella Ciao, Takarazuka, Musée National d’Art Moderne

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: