5 DICAS PARA SER MAIS SUSTENTÁVEL NA IDA AO SUPERMERCADO

  1. Prefira as sacolas reutilizáveis

Ao trocar essas sacolas por opções reutilizáveis (que são vendidas por muitos supermercados ou que você pode ter no armário de casa), você deixa de usar as versões de plástico. Isso faz um grande bem para o planeta. Pão de Açúcar

Outra boa opção, para quem esqueceu a sacola reutilizável em casa, é optar por caixas de papelão ou sacolas de papel para carregar as compras!

2. Opte por produtos a granel ou refil sempre que possível

Uma maneira de evitar a alta geração de resíduos é optar por comprar produtos a granel (já que você pode levar o seu próprio recipiente para carregar apenas o que quer levar) ou versões refil que vão abastecer recipientes que você tem em casa.

compras de supermercado - carrinho

3. Valorize as ações sustentáveis de marcas

Valorize as empresas que estão tendo esse esforço para fazer a diferença. Quanto mais consumidores comprarem produtos desenvolvidos com estratégias sustentáveis, mais outras empresas vão querer fazer o mesmo.

4. Atenção com seus próprios hábitos

Seus hábitos de compra e até mesmo de locomoção para o supermercado podem também ser mais sustentáveis, sabia? Você pode:

  • Ir a pé ou de bicicleta para o mercado ao invés de usar o carro (pode também comprar online, se preferir!);
  • Fazer compras abastecedoras, toda vez que precisar se deslocar de carro (para ter que fazer isso em menos oportunidades);
  • Comprar embalagens maiores de produtos que você consome regularmente (como por exemplo preferir a garrafa de iogurte ao invés de uma bandeja com vários potinhos);
  • Preferir alimentos orgânicos (naturais ou industrializados), sempre que possível.

5. Toda pequena ação ajuda

Sempre quando mudamos alguma ação no dia a dia com algum propósito, é inevitável pensar se isso realmente está fazendo a diferença no resultado final. Será que realmente fazer compras de supermercado mais sustentáveis pode ajudar a cuidar do planeta em que vivemos?

Pense que toda grande mudança começa com pequenos passos. Por isso, qualquer ação já conta como uma ajuda importante no resultado final. Não desista, se esforce e seja pioneiro nessa mudança de estilo de vida!

Sustenteze-se: Consumo colaborativo e sustentabilidade, Um anticorpo de Gaia para o vírus ser humano, Biblioteca de objetos Leila Berlin, 20 ideias para girar o mundo – Ailton Krenak, Cataki, o “Tinder da reciclagem”, Giorggio Abrantes, Ergonomia no home office: 6 dicas para sua saúde

6 respostas para “5 DICAS PARA SER MAIS SUSTENTÁVEL NA IDA AO SUPERMERCADO”

  1. Escolhas que fazemos e fazem a diferença 👏🏻. Agora é tempo de encher o coração de otimismo, esperança e sonhos, é tempo de recomeçar e renovar, pois um novo ano vai começar e devemos vivê-lo e aproveitá-lo ao máximo. Desejos de um feliz Natal e um próspero Ano Novo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s