Soluções ecológicas para afastar insetos

O CicloVivo ensina algumas soluções ecológicas para afastar formigas, moscas, mosquitos, baratas e pernilongos. Ucho.Info

Para afastar formigas

Nos locais onde as formigas passam e costumam aparecer, espalhe um dos itens a seguir: cravos da índia, borra de café; sal; farinha de trigo (branca); cinza; ramos de menta ou gotas de óleo essencial de menta numa bola de algodão; bolas de cânfora, um limão cortado num pires ou algodão umedecido com gotas de óleos essenciais de hortelã-pimenta, hortelã e citronela.

Em alguns casos, esses produtos podem não ser suficientes. Para as formigas mais resistentes coloque punhados de cravo-da-índia, folhas de louro e cascas de limão ou de tangerina, todas essas ervas possuem óleos essenciais repelentes. Outra opção é usar um composto de hortelã seca, pimenta-de-caiena e bórax.

A mistura de água e vinagre também ajuda a afugentá-las. Basta passar nos objetos em que as formigas aparecem.

Para afastar moscas e mosquitos

Espalhe chumaços de algodão embebidos em lavanda pela casa para afastar esses insetos. Outra opção é colocar tigelas com cascas frescas de limão e laranja misturadas com cravos secos.

Das ervas também podem ser feitos molhos para serem colocados em jarras ou vasos. No composto escolha alguns dos produtos a seguir: sabugueiro, alfazema, hortelã, hortelã-pimenta, artemísia, poejo e arruda. Se não quiser fazer molhos, basta apenas espalhar eucalipto, manjericão, alecrim e folhas de louro pisadas em uma taça com água.

Para afastar baratas

A solução mais simples para impedir que elas cheguem perto de suas roupas é colocar folhas de louro nas gavetas. Já para a casa, misture uma massa de 100 ml de ácido bórico com uma colher de sopa de farinha de trigo e uma cebola picada faça bolinhas e espalhe-as em sua residência.

Assim como outros insetos, as baratas podem ser repelidas com algodão embebido em óleos essenciais e com sachês de cravo-da-índia. Não se esqueça de colocar protetores nos ralos e consertar canos quebrados, pois ambientes úmidos atraem as baratas.

Para afastar pernilongos

Prepare uma solução com parafina líquida, leite e água e aplique-a nas paredes, vãos de janelas e pontos de luz. Outra dica é utilizar citronela, a planta é conhecida por ser um eficaz repelente ecológico. Considerado um biopesticida, o óleo essencial dela pode ser usado para afastar diversos insetos e a melhor opção é comprá-lo pronto, uma vez que a extração caseira do óleo da planta não é muito fácil de ser realizada.

Os pernilongos também podem ser afastados com a ajuda de ramos de hortelã e com limões cortados ao meio e espetados com cravos. (Do CicloVivo com informações de 365 coisas que posso fazer e Blog da Karlinha)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s