O adulto, ao permitir-se brincar com as crianças, sem envergonhar-se disso, poderá ampliar, estruturar, modificar e incrementar as experiências das crianças. Ao participar com elas todos aprendem através da interação, constroem significados e apropriam-se de diversos bens culturais. Brasileirinhos
Na escola, esse resgate pode ser feito nas aulas de educação física , nos momentos de recreação, nas contações de história … . O fato é que o brincar deveria ser muito mais frequente nos currículos. Em casa, num ambiente naturalmente menos informal, deve-se brincar do amanhecer à hora de dormir, envolvendo pai, mãe, avós, tios e até os bichinhos de estimação. Então, aqui vão 100 brincadeiras para ensinar/aprender brincando.
As ideias de hoje são para brincadeiras ao ar livre. As férias de verão estão aí e você já pensou em que brincadeiras fazer com seus filhos? – Sou Mãe
Bolha de sabão gigante
Confira esse passo a passo para fazer bolha de sabão gigante.
Pular corda
Grande pintura
Espaço, um tecido ou uma superfície bem grande, tintas e pincel. Pronto!
Trenó na grama
Um morro e papelão.
Criar um circuito de atividades na calçada
Você pode inventar o que quiser. As opções dessa imagem são: Gire, toque os dedos dos seus pés, rosne, mie como um gato. Sorria.
Empinar pipa
Precisa de ajuda para fazer uma pipa, clique para conferir esse passo a passo de como fazer uma pipa.
Guerra com balão de tinta
Você vai precisar de camisetas grandes e que possam ser pintadas. Pode fazer tinta caseira, ou usar corante alimentar, encha os balões de água e tinta e pronto, hora de começar a diversão.
Acerte o alvo com esponja
Outra forma ou invente a sua
Tiro ao alvo com água
Obstáculos no quintal
Faça uma pista de obstáculos no quinta, pular coisas, se equilibrar, passar por baixo de outras, subir, descer, crie um circuito para as crianças se divertirem e superarem os obstáculos.
Caça ao tesouro no gelo
Coloque para congelar um pote bem grande que você tenha em casa, com vários brinquedos dentro, seu pequeno vai adorar martelar o gelo para descobrir os tesouros que estão congelados ali.
Caça ao tesouro no pátio
Crie uma caçada ao tesouro no pátio, as crianças devem seguir as pistas até encontrar o super prêmio!
Corrida de carro
Quem faz mais ponto
Separe grandes bacias e estipule pontos para quem acertar cada uma delas, podem usar bolinhas, esponjas molhadas, sacos com feijão, escolha a melhor opção e que a brincadeira comece!
Cabo de guerra
O bom e velho cabo de guerra. Você vai precisar de: várias crianças e uma corda!
Guerra de balão de água
Com certeza uma brincadeira que as crianças vão adorar, ainda mais no calor do verão.
Equilíbrio
Grande teia
Cordas e árvores para você fazer uma grande teia. Será que as crianças vão conseguir passar por ela?
Twister
Que tal essa versão do jogo Twister! Usando espuma de barbear colorida! Diversão e sujeira garantida!
Transferência de água
Balde, água e colheres grandes. Quem consegue transferir mais água para o balde?
Corrida do saco
Mais uma brincadeira de antigamente que rende muita diversão!
Passe a água
Bola
Pode ser jogando futebol, correndo atrás da bola, jogando queimada ou etc, etc, … .
Piquenique em família
50 desenhos para colorir
Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais têm origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa nação (o indígena, o branco, o negro), como de outras terras longínquas. Num mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis. Mesmo assim, jogos e brinquedos como a peteca, a amarelinha, a ciranda, a pipa e a cama de gato têm um valor cultural inestimável, e o lugar dessas brincadeiras já está garantido na cultura tradicional da infância.
A brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida.
O adulto, ao permitir-se brincar com as crianças, sem envergonhar-se disso, poderá ampliar, estruturar, modificar e incrementar as experiências das crianças. Ao participar com elas todos aprendem através da interação, constroem significados e apropriam-se de diversos bens culturais.
Brinqueze-se: Brincadeira saudável!!!, Google Doodle Jogos, Lavar as mãos (Mão), ImaginaC, COMO BRINCAM AS CRIANÇAS COM AUTISMO, Índio Educa, PLANTE SUA COMIDA ORGÂNICA na cidade!, Idiocracy
3 respostas para “Brincadeiras ao ar livre”