A astrologia estuda a relação dos astros com a vida humana, quer seja individual, grupal ou mesmo planetária. Com certeza os homens mais antigos observavam a passagem dos planetas e das fases da lua diante do zodíaco e sabiam utilizar beneficamente esta força no plantio, bem como na magia e no seu dia a dia. TÂNIA GORI – Bruxaria Natural

Nossos antepassados observaram que a medida que a lua passava pelas constelações, transmitia ao solo a as plantas forças que vão beneficiar as quatro parte dos vegetais:
As raízes são beneficiadas pela passagem das constelações de terra (Touro, Virgem e Capricórnio) ; As folhas e caules são beneficias pelo elemento água (câncer, escorpião e peixe) ; as flores pelo elemento ar (gêmeos, libra e aquário) e os frutos e sementes pelas constelações de fogo (Áries, leão e sagitário).
Se aceitarmos que os satélites dirigidos para júpiter, plutão entre outros nos mandam ondas magnéticas sensibilizando aparelhos eletrônicos e eletromagnéticos aqui na Terra, porque não acreditar que corpos celestes muito mais complexos refletem e enviam ondas elétricas pela própria luz de reflexão dos planetas.
A força de cada constelação sobre as plantas.

Áries – Signo de fogo – Marte. Rege os liquens que preparam o caminho para o vegetal. Inicio do crescimento das forças e no decorrer deste período as plantas desenvolvem mais rapidamente. Época propicia para se fazer sementeiras, principalmente das frutas, colhe-se cereais e os armazena. Período para se fazerem mudas de estacas. Plantas regidas por Marte – arruda, cebolinha, coentro, malva, manjericão, capuchinha, poejo, urtiga, mostarda, pêssego, tanchagem, raiz-forte, pinho, pimenta-da-Jamaica, coentro, rosa-vermelha, sândalo, patchouli, gerânio, jasmim, abacaxi, acanto, alcachofra.
Touro – Signo da Terra – Vênus. Rege os fungos e os cogumelos, período que favorece tudo que dá debaixo da terra. Também favorável para plantar arvores ou transplanta-las. Plantas regidas por Vênus: mil – folhas, crisântemo, azedinha, rosa, alcachofra, hortelã pimenta, camomila, erva-de-gato, tomilho, verbena, violeta, trigo, sândalo, benjoim, murta, pêra, malva, pêssego, Artemísia, mirra, narciso, visco, beladona, erva-moura, zimbro, maçã.
Gêmeos – Signo de ar – Mercúrio. Rege os musgos sobre as arvores e as pedras, este não é um período muito fértil na agricultura, sendo mais favorável preparar a terra para cultivá-la no período seguinte. Plantas regidas por Mercúrio: Aneto, salsa, hortelã-pimenta, alfazema, manjerona, orégano, segurelha, cenoura, funcho, lírio-do – vale, canela, narciso, estoraque, cálamo-aromático, hamamélis, cana-de-açúcar, erva-de-gato,
Câncer – Signo de água – Lua. Rege os fetos, cavalinhas e licopódios. Período propício para semear e transplantar as folhas e ervas medicinais. Plantas regidas pela Lua: Babosa, erva-cidreira, papoula, rosa-branca, avelã, amêndoa, peônia, cânfora, jasmim, olíbano, sândalo-branco, lírio florentino, limão, bétula, gengibre, nabo, nogueira, aveia, couve, lúpulo, mil – folhas.
Leão – Signo de Fogo – Sol. Regem as plantas coníferas como os pinheiros. É neste período que começando a plantar os cereais e feijões, fazer podas em trepadeiras, roseiras e frutíferas. Plantas regidas pelo Sol: Amêndoa-amarga, camomila, bergamota, calêndula, camomila, camomila-romana, citronela, louro, Angélica, hipérico, alecrim, açafrão, girassol, cravo-da-índia, canela, mirra, violeta, laranja, tanchagem, aveia, cevada, genciana, incenso, lótus.
Virgem – Signo de Terra – Mercúrio. Regem os grãos, as gramas e é neste período que continuamos a plantar os cereais e realizar podas. Durante o período de virgem devemos borrifar as plantas com água de urtiga para protegê-las e para aumentar os poderes das ervas.
Libra – Signo de Ar – Vênus – (semelhante ao touro)
Escorpião – Signo de Água – Plutão. Rege as plantas medicinais e as palmeiras. Ótimo período para secar as ervas e armazená-las. Em Escorpião também devemos borrifar as plantas com água de urtiga. São plantas regidas por Plutão: Begônia, datura, cipreste.
Sagitário – Signo do Fogo – Júpiter. Rege as grandes arvores e as florestas. Neste período plantam-se com sucesso as arvores de frutas e também as arvores que queremos que cresçam mais rapidamente e que fiquem mais altas. São plantas regidas por Júpiter: borragem, dente-de-leão, sálvia, agrimônia, hissopo, rosa vermelha, carvalho, noz-moscada, bálsamo, cedro, anis,morango, oliveira, couve
Capricórnio – Signo de Terra – Saturno. Rege as plantas com flores e pétalas separadas. Neste período plantamos as arvores, para que as madeiras durem muito mais tempo e também fazemos colheitas. Plantas regidas por Saturno: cavalinha, confrei, cipreste, ervilha-de-cheiro, magnólia, mirra, laranja, vetiver, absinto, patchouli, musgo, alho, beladona, cânhamo, estramônio, lúpulo, mandrágora.
Aquário – Signo de Ar – Urano. Rege as plantas de flores e pétalas unidas. Neste período continuamos a colher, propício para secagem e armazenamento. Plantas Regidas por Urano: arruda, cúrcuma, laranja-azeda, figueira.
Peixes – Signo de água – Netuno. Rege as plantas com muita umidade ou que morem na água. Período favorável para se iniciar uma horta, mas totalmente impróprio para as colheitas, que ocorrera rápida deterioração.
Plante constelações: Nutrição verde, Ervas medicinais, Água forever, Desinfetante ecológico, Águas de março, La Agroecología en tiempos del COVID-19, Faça você mesma, para economizar!, 32 Princípios para Lidar com seu Dinheiro, Hortas e temperos, Como fazer máscara com camiseta
5 respostas para “O Mundo Vegetal e as constelações”