Protea

Rara e misteriosa a Protea é um gênero botânico oriundo do Hemisfério Sul com maior ocorrência na África e Austrália. A família Proteaceae possui inúmeras espécies exuberantes, apresenta cerca de 1.400 espécies, tanto na forma exagerada quanto no colorido que confere às elas um alto potencial ornamental. SIL FRANÇA – Jardim Design

O nome faz referência ao deus grego Proteus que, de acordo com a mitologia, tinha a habilidade de mudar de forma na proximidade de um humano. Assim como Proteu a planta também passa por transformações ao longo do processo de desabrochar, encantando nós humanos em todas as fases de seu florescimento.

A espécie mais conhecida da família, é a Protea Cynaroides – arbusto lenhoso com caule grosso e folhas vigorosas com a coloração verde brilhante. Quando adulta, a planta pode atingir 2 metros de altura. suas flores se reúnem ao redor do núcleo central (como o girassol), cujo tamanho varia entre 12 e 30 centímetros de diâmetro com cores que vão do branco ao vermelho e rosa claro com brilho prateado uma das mais apreciadas.

Transformação e esperança são significados atribuídos a esta planta grandiosa, não só pela exuberância e tamanho, como também na longevidade da espécie, pois é considerada uma das plantas mais antigas do mundo. Registros históricos apontam que no século XVII as Proteas já chamavam a atenção de botânicos em expedições à África do Sul que, no início do século XVII já as introduziram no mercado europeu.

A planta transmite em si ares de antiguidade, que não é a toa, pois fósseis com mais de 300 milhões de anos confirmam ser a Protea uma das plantas mais antigas do planeta.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Protea%2Bseca.jpg

Comparadas às outras flores de corte, sua durabilidade é muito apreciada em arranjos florais diversos, muito procurada para compor buquês de noivas, a Protea com seu porte exagerado, muitas vezes dispensa outras flores do buquê e acompanha a noiva com uma única flor.

A planta continua se mantendo bela após a extinção da sua vida, pois mantém sua estrutura vigorosa quando suas folhas ficam secas atingindo uma coloração marrom, quando suas folhas começam a ficar marrons com aspecto comum as flores secas, é só retirar toda a água do vaso e esperar que o processo de secamento atinja toda a estrutura da flor, que continua firme e bonita, podendo ser utilizada de outra forma, não menos atraente, apenas diferente, em arranjos com flores e outros elementos também secos.

Planta tropical que adora sol pleno, deve ser plantada em locais ensolarados, sua rusticidade não requer solos ricos em nutrientes, ou seja, não necessita de fertilização. Prospera em solos pobres, porém bem drenados e preferencialmente ácidos ( ph entre 3,5 e 5,8 ), plante em covas com profundidade entre 50 e 70 cm, não requer cuidados especiais quanto as regas, sendo suficiente regá-la apenas uma vez por semana sem excesso para não encharcar suas raízes.

Como Plantar Próteas – Jardins

Proteaze-se: Floreira, Vasos e flores, The Bee Is The Most Important Of The Planet, Cursos online e gratuitos sobre agrofloresta, permacultura e ecodesign, Florest Poult, “Vamos seguir resistindo”: recado dos povos da floresta, Macaé: cura tudo!?!, Jardim da Empatia

5 respostas para “Protea”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: