Oito filmes que retratam o suicídio

A educadora e psicopedagoga Adriana Foz é taxativa em seu artigo É preciso falar com alunos e professores sobre o suicídio: “silenciar sobre o suicídio não ajuda a combater o problema. Informar, debater, ouvir e ser ouvido é o antídoto à ideia de que falar do assunto pode inspirar ondas de casos por imitação”. Para apoiar na condução do debate esses filmes que abordam o suicídio e podem servir de disparadores para a reflexão. CartaCapital

1. Um homem chamado Ove (2017)

Ove é um senhor amargurado, aposentado e viúvo. Aos 59 anos, alimenta a monótona rotina de visitar o túmulo de sua falecida esposa e descontar o mal-humor nas pessoas ao seu redor. Quando, enfim, decide interromper sua própria vida e vê seu plano dar errado, tem a chance de conseguir uma nova amizade.

2. Geração Prozac (2001)

Baseado no best-seller americano de Elizabeth Wurtzel, “Prozac Nation” retrata a vida de uma estudante de jornalismo ao ingressar em Harvard. A situação familiar frágil e as pressões das relações pessoais levam a jovem a desenvolver depressão e, com isso, pensamentos suicidas. As questões psicológicas levam a jovem a ser medicalizada com a droga Prozac.

3. Últimos dias (2005)

Em Last Days, filme inspirado nos últimos momentos de vida do cantor Kurt Cobain, o suicídio é trazido de maneira intimista. Cobain demonstra sentimentos de melancolia, vazio e procura de algo inatingível. No longa, a morte mostra-se como a única solução para tal agonia.

4. Garota Interrompida (1999)

A jovem Susanna Kaysen é encaminhada para um hospital psiquiátrico após ser diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. No local, Susanna se depara com um mundo de garotas transtornadas com o aprisionamento.

5. Elena (2012)

Elena vai a Nova York para perseguir o sonho de se tornar atriz e deixa no Brasil uma infância vivida na clandestinidade, devido ao período da ditadura militar, e também a irmã mais nova, Petra, de sete anos. Duas década depois, Petra decide ir atrás da irmã. Ela segue as pistas que tem para encontrá-la, como cartas, diários e encontra em um lugar inesperado.

6. Gente como a gente (1980)

Conrad Jarrett tenta recuperar sua vida social após meses de internação em um hospital, fruto de uma tentativa de suicídio. No entanto a relação com os pais segue fria provocando conflitos ao longo do filme, que se centra na falta de comunicação familiar .

7. Uma razão para recomeçar (2017)

O amor de infância de Benjamin Morton por Ava é representado de maneira realista no filme, entre altos e baixos. Eles trafegam por tempos bons e ruins, até uma tragédia colocar em perigo o destino dos dois.

8. Uma vida com propósito (2016)

O filme narra a história da adolescente religiosa Rachel Jay Scott, que foi morta por dois adolescentes no colégio Columbine. O episódio, que vitimou um total de 13 pessoas, em 1999, e ficou conhecido como Massacre de Columbine, acendeu debates acerca do Bullying, das gangues do Ensino Médio e das leis de controle de armas. 

Viva: 188, gratuito para o suicídio, Algumas coisas podem esperar!, SUICÍDIO, por que ENTENDER?!?, Efeito Werther, Suicídio indígena, Love vigilantes, Depressão em idosos, CVV, Effortless Meditation ou Meditação Sem Esforço, spa day by home

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s