Tipos de amor by Greece

Os gregos antigos reconhecem 7 tipos de amor Cada um valioso a sua maneira, e cada um é necessário para se ter em uma vida saudável e feliz. O Segredo

1. Philautia é o amor que temos por nós mesmos. Honestamente, este é onde todo amor começa. Quando nosso relacionamento com nós mesmos é forte, todos os outros amores em nossas vidas parecem se encaixar. 

Philautia vem em duas formas. Uma é uma espécie de falso amor-próprio, semelhante à arrogância e narcisismo. Em contraste, uma saudável Philautia é caracterizada pela autoestima, confiança e um compromisso de cuidar de nós mesmos e dos outros. Isso nos permite direcionar  o amor que temos por nós mesmos ao mundo que nos rodeia.

Filautia (φιλαυτία philautía): “amor próprio”, sinônimo de egoísmo. Se refere a uma atitude mental positiva e se engaja no autocuidado, autorreconhecimento e auto-visibilidade (ou auto-consciência). Wikipédia

2. Pragma é um amor baseado na dedicação ao bem maior. Em um amor pragmático. O romance e a atração são muitas vezes separados em favor de metas compartilhadas e compatibilidades. 

Pragma é o tipo de profundo amor e compromisso que nos leva a fazer a coisa certa. Muitos relacionamentos começam como Eros ou Ludos e mais tarde evoluem para Pragma, quando essas formas mais simples de amor não são suficientes para sustentá-los.

Pragma (πραγμα/τικότητα prágma/tikótita) “realidade”, uma forma amadurecida de amor, tendo envelhecido como bom vinho com o tempo. Um amor em que somos aceitos incondicionalmente e nunca nos afastaremos. É difícil encontrar e levar muito tempo e paciência para cultivar companheirismo.

3. Ludus é o oposto de Pragma, é uma forma de amor mais divertida. É definido por brincadeira, alegria e falta de compromisso. Em contraste com a profunda dedicação que caracteriza o amor pragmático, o único objetivo compartilhado de Ludus é o prazer, mas não pode durar por si próprio, com o tempo, ou desaparece ou cresce para Eros ou Philia.

Ludus (λυδός lūdus) “jogo”, amor lúdico, desejo de querer ou almejar se divertir um com o outro, fazer atividades em ambientes fechados e ao ar livre, provocar, saciar e fazer brincadeiras inofensivas um com o outro, tem um senso de diversão e brincadeira, não precisa ser sério o tempo todo.

4. Eros é o tipo de relacionamento que frequentemente associamos à palavra “amor”. Este tipo é caracterizado pelo romance, paixão e desejo. Eros é o nome grego para cupido, que atira em pessoas com suas flechas e causa esse tipo de atração. Muitas vezes retratado como uma criança vendada, sugerindo que Eros muitas vezes ataca sem razão, é o amor mais perigoso, mas também é o que perseguimos com todo o coração, nos consome completamente e desafia qualquer tipo de lógica.

Eros (ἔρως érōs): remete à palavra grega moderna “érotas”, com a sua significação de “amor romântico”. Entretanto, eros não necessariamente evoca uma natureza sexual, embora muitas vezes esteja associado ao desejo, à atração física, ao prazer e ao sexo propriamente dito.

5. Philia descreve o sentimento compartilhado de calor que temos com nossos irmãos ou amigos próximos, é sincero, platônico e mutuamente benéfico, ultrapassa Eros e Ludos, então, seria sábio priorizar esse tipo de amor sobre os mais passageiros.

Philia é uma das conexões mais poderosas que duas pessoas podem compartilhar, estas relações são íntimas, autênticas e seguras.

Philia (φιλία philía): “amizade” no grego moderno, indica um amor virtuoso e desapaixonado. É o tipo de amor relacionado à amizade e companheirismo, onde não há a presença do eros. É descrito como o amor entre amigos e irmãos.

6. Storge é o tipo muito especial de amor que os pais têm para com seus filhos. Como Philia, esse tipo de amor é poderoso e eterno. No entanto, ao contrário de Philia, não é um sentimento de amor entre iguais, difere na medida em que é incondicional. Pais com um forte senso de Storge farão qualquer sacrifício por seu filho e não pedirão nada em troca.

Storge (στοργή storgē): “afeição” do grego moderno. É usada para indicar a afeição natural como aquela que os pais sentem pela prole. É considerado o mais benéfico dos afetos. Acontece especialmente na família, entre seus membros.

7. Agape é o sentido universal do amor que todos nós aspiramos sentir. Agape é um amor incondicional para todos os seres vivos, é o tipo de amor que nos dá o desejo de fazer o bem, pode nos inspirar a ser voluntários, salvar o planeta, ou realizar um simples ato de bondade, nos ajuda a agir com compaixão e altruísmo.

A verdadeira agape é caracterizada por uma forte conexão com a natureza, a humanidade e o universo. É de onde nasce o bom carma. Quando sentimos Agape, estamos no nosso mais próximo de Deus.

Ágape (ἀγάπη agápē): significa “amor” no grego moderno. A palavra foi usada de maneiras diferentes por uma variedade de fontes contemporâneas e antigas, incluindo os escritores da Bíblia.

Mania ( μανία manía) “transtorno mental” do qual o termo “maníaco” ou “manico” é derivado. Um desejo de manter o parceiro em alta estima e querer amar e ser amado dessa maneira, vendo especialidade na interação, tende a levar um parceiro a um tipo de loucura e obsessão. Na roda de cores, é representada pela cor púrpura, pois é uma mistura ou desequilíbrio entre ludus e eros. Aqueles que experimentam/vivenciam essa forma de amor também se tornam co-dependentes e podem ser autores de abuso de seus entes queridos.

Xênia (ξενία xenía): “hospitalidade“, a generosidade e cortesia mostradas aos que estão longe de casa e/ou associados da pessoa que oferece amizade aos hóspedes. Os rituais de ceder hospitalidade criaram e expressaram uma relação recíproca entre hóspede e anfitrião, expressa tanto em benefícios materiais (como a doação de presentes a cada parte) quanto em imateriais (como proteção, abrigo, favores ou certos direitos normativos).

Amorize-se: Love vigilantes, O que acontece quando amamos?, Paenitet Amicus, Sede de viver!!!, Amor Líquido, PK, EU ESCOLHI VOCÊ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s