Cancro sideral

Durante a viagem espacial, os astronautas desenvolvem stress físico, perda de massa muscular, desmineralização dos ossos e alterações na função cardíaca. Todos estes sintomas são comuns aos doentes de cancro sujeitos a quimioterapia, imunoterapia e terapia direcionada.

O mesmo se passa com alguns doentes com cancro, a que se chama quimio-cérebro. Apesar dos sintomas semelhantes, astronautas e doentes de cancro recebem conselhos muito diferentes sobre como tratarem o seu corpo.

Como preparação, aos astronautas pede-se que façam exercício antes da missão enquanto o seu estado cardiorrespiratório é monitorizado. Durante a missão têm também de se exercitar com aparelhos próprios para o espaço. Quando regressam, voltam a ser monitorizados até atingirem os níveis normais antes da missão.

“Isto é totalmente contrário ao que se passa na Terra, em que os doentes de cancro são aconselhados a repouso como preparação antes e durante os tratamentos”, afirma Jessica Scott. maismaismedicina

“Os astronautas sofrem do que é chamado neblina espacial, em que têm problema de foco ou ficam um pouco esquecidos. É algo muito similar ao que pacientes de câncer experimentam”, disse.

A equipe de pesquisadores sugere que uma rotina com caminhada em esteira rolante pode ajudar no tratamento, reduzindo os impactos da quimioterapia, imunoterapia e terapia direcionada. “Essa estrutura de exercícios da NASA poderia ser aplicada para ajudar quase um milhão de indivíduos que serão diagnosticados com câncer nos Estados Unidos neste ano, assim como mais de 15 milhões de sobreviventes de câncer nos EUA hoje”, concluiu Scott. canaltech

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s