Sangue dourado ou rh nulo

O Rh nulo ainda é pouco conhecido da maioria das pessoas. Foi detectado pela primeira vez em 1961, em uma mulher australiana. Até hoje, no mundo inteiro, só foram cadastrados 43 portadores desse tipo sanguíneo. Nesse grupo, há duas brasileiras que são irmãs. MetropolesO sistema sanguíneo tem fenótipos que são A, B, AB ou O, e segue a seguinte lógica: A recebe de A e O, B de B e O, AB de A, B, AB e O, e O, apenas dele mesmo. O Rh entra como um complemento nessa combinação e costuma ser positivo ou negativo. No caso das irmãs brasileiras, ele é nulo.O Ministério da Saúde informou que o cadastro de doadores raros “tem colaborado com a melhoria do atendimento às demandas de sangue raro, aumentando a segurança transfusional, uma vez que facilita a busca e aumenta as chances de se encontrar um doador compatível”.
Segundo o biomédico imuno-hematologista Bruno de Abreu Castro, indivíduos com Rh nulo precisam de acompanhamento frequente, pois a tendência é que eles desenvolvam anemia por causa da fragilidade da estrutura das suas hemácias, que têm uma sobrevida menor se comparadas às de indivíduos com fatores Rh normais.
Para Samila Santana, hematologista da Fundação Hemominas, é fundamental investir em um banco de hemácias raras congeladas, já que as não congeladas duram apenas 42 dias.

Existem 35 grupos de tipos sanguíneos reconhecidos pela Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue, mas, por motivos de simplicidade, a maioria das pessoas realmente precisa conhecer os dois tipos mais importantes: o sistema ABO e o sistema Rhesus D. Socientífica

Algo como 160 dos 342 antígenos do grupo sanguíneo são de alta prevalência, o que significa que a maioria das pessoas os tem em seus glóbulos vermelhos. Se você não tem um antígeno que 99 por cento das pessoas têm, seu sangue é considerado raro. Se você falta um que 99,99 por cento das pessoas tem, então, parabéns, você é o Homem-Aranha. Brincadeira, apenas para descontrair.

O tipo de sangue mais raro existente é o sangue de Rh-nulo (ou Rhnull). Esse sangue “exclusivo” é caracterizado por uma completa falta de antígenos no sistema Rh, que é o segundo maior grupo de todos do sistema sanguíneo (só perde para o Sistema ABO).

No Reino Unido há um hemocentro de tipos sanguíneos raros, incluindo o Rh-nulo. Você pode ver imagens e saber mais sobre esse hemocentro para sangues “exclusivos” clicando neste link.

Uma resposta para “Sangue dourado ou rh nulo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s