Cantada de Natal

“Era uma linda noite de luar, o chão gelado, branco por quase toda parte, e, por volta das 7, 8 horas, havia muita comoção nas trincheiras alemãs e muitas luzes – não sei de onde vinham”, escreveu o cabo Albert Moren, da 2º Regimento da Rainha, paralisado nas vizinhanças de La Chapelle d’Armentières. “De repente, começaram a cantar Noite Feliz Stille Nacht. Nunca vou esquecer de música tão bonita.” Carta Capital

E de repente o silêncio é quebrado. Das trincheiras alemãs, ouve-se alguém cantando. Os companheiros fazem coro e logo há dezenas, talvez centenas de vozes no escuro. Cantam “Stille Nacht, Heilige Nacht”. Atônitos, os britânicos escutam a melodia sem compreender o que diz a letra. Mas nem precisam: mesmo quem jamais a tivesse escutado descobriria que a música fala de paz. Em inglês, ela é conhecida como “Silent Night”; em português, foi batizada de “Noite Feliz”. Quando a música acaba o silêncio retorna, mas por pouco tempo.
“Bom, velho Fritz!”, grita um britânico. Um alemão responde com “Feliz Natal, ingleses!”, seguido de palavras num inglês arrastado: “Nós não atiramos, vocês não atiram”.
Para que não se apague a memória dessa possibilidade de nobreza diante da brutalidade, em 11 de novembro de 2008 um Memorial para a Trégua do Natal de 1914 foi inaugurado no parque público da vila francesa de Frelinghien, na fronteira da França com a Bélgica. É o primeiro memorial oficial para este evento notável. Sylvio Mário Bazote

Paul McCartney – Pipes of Peace

Em algumas partes das trincheiras, a luta continuou, e oficiais chegaram a atirar contra seus próprios homens que tentavam confraternizar com os inimigos.

Muitos soldados também se opuseram à trégua, incluindo um jovem chamado Adolf Hitler. Universo Who

Mude conceitos, você pode e deve: Sucos verdes, Somos todos doadores, X-Maus, Ministério da Saúde, Catador de ministros, Miniusina de energia, José Mujica maconheiro?, Cultura da paz?, Rotina, Saudação ao Sol, Bicicleta emprestada!, Feliz dia do índio!!!, Brasileiro Reclama De Quê?

2 respostas para “Cantada de Natal”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s